Pré-Requisitos de Instalação

É recomendável que a equipe técnica responsável pela implantação no sistema Polare na instituição tenha alguma experiência com as tecnologias a seguir.

Java. O sistema Polare está sendo escrito em Java e portanto alguma experiência com essa linguagem pode ser útil, mas não estritamente necessário para implantaçao do sistema.

Maven. O sistema Polare utiliza uma ferramenta construção de projeto e gerenciamento de dependências chamada Maven. Não é necessário ter conhecimento aprofundado sobre essa ferramenta, visto que para gerar os artefatos .war do sistema Polare é preciso apenas ter o Maven instalado e executar comandos pré-definidos no shell do sistema.

Git. Git é um sistema de versionamento (controle de versão) distribuído. Necessário para obtenção do código fonte do sistema Polare. Não é necessário ter conhecimento aprofundado sobre essa ferramenta, visto que para obter o código fonte do sistema Polare é preciso apenas ter o Git instalado e executar comandos pré-definidos no shell do sistema.

Web. Pode ser necessário editar algumas páginas web do sistema Polare de forma a customizar a identidade visual da instituição. O sistema Polare utiliza o framework web Thymeleaf, mas algum conhecimento básico de html, css e javascript deve ser suficiente para efetuar alterações em páginas web do sistema.

Linux. Experiência fundamental. Nessa implantação utilizamos o Ubuntu linux por conveniência. Outras distros linux podem ser utilizadas de acordo com a necessidade da instituição.

Docker. Nesta implantação optamos por utilizar Docker, embora cada instituição possa definir como o sistema Polare deverá ser implantado internamente. Entretanto, recomendamos Docker como uma forma moderna e robusta de executar esse tipo de implantação.

Postgresql. Experiência com bancos de dados é importante em virtualmente qualquer sistema moderno de sofware. Não é estritamente necessária para a implantação do sistema Polare, mas é útil para entender e resolver certos problemas relacionados com migrações e schemas, bem como configuração de usuários e acesso ao banco de dados.

Software e Hardware necessários

Infraestrutura de API. É necessário instalar uma infraestrutura de que permita acessar a API de sistemas. Essa API de sistemas é responsável por fornecer ao sistema Polare informações do usuário servidor, como por exemplo, lotação e hierarquia funcional. Tecnicamente, essa infraestrutura é um conjunto de sistemas a parte que fornece informações armazenadas nos bancos de dados do SIG via API Restful.

A UFRN pode disponibilizar um ambiente contendo essa infraestrutura. Acesse a documentação oficial (é necessário login) para mais detalhes:

https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=cooperacao:tutoriais:infraestrutura:api:montagem_infraestrutura_api.

_images/visao-geral-ambiente-api.png

Visão geral do ambiente

Note

A infraestrutura de API utilizada pelo Polare no IFPA foi instalada anteriormente para ser utilizada pelo SIGAA Mobile. Nesse caso a infraestrutura de API foi reutilizada.

Warning

Alguns erros de API no sistema Polare podem ser corrigidos atualizando as imagens Docker de uma infraestrutura de API previamente instalada. O problema decorre da defasagem entre a versão da infraestrutura de API instalada e o Polare.

Maven. Instalar o Maven. Basicamente fazer o download da ferramenta e acessar os executáveis contidos no diretório bin via linha de comando. Para mais detalhes acesse https://maven.apache.org/download.cgi

Git. Instalar o Git. Para mais detalhes acesse https://git-scm.com/download/linux

Servidor Linux. Instalar um servidor Linux com seguintes configurações:

  • 4 GB de memória Ram

  • 100 GB de armazenamento

  • 4 núcleos de processador

  • Ubuntu 22.04.1 LTS

Docker e Docker-compose. Instalar no servidor Linux as versões mais atuais do Docker e Docker-compose.