Skip to main content

Backup do e-mail Gmail do IFPA usando o Thunderbird

1º No computador, na tela da caixa de entrada do seu e-mail, clique na opção indicada no canto superior direito para visualizar as opções.

2º Clique em “Gerenciar sua Conta do Google”.

3º Clique na opção “Privacidade e Personalização”.

4º Role a página até encontrar a opção “Fazer o download ou excluir seus dados”.

5º O google levará você a uma ferramenta de backup de dados chamada Google Takeout. Por padrão, já vem marcado várias opções de backup, porém nós só vamos usar o backup do e-mail do Gsuite. Clique na opção “Desmarcar tudo” e depois procure a opção backup de e-mail.

6º Depois que encontrar a opção E-mail, basta marca-la e depois rolar a página até encontrar o botão “Próxima etapa”.

7º Não altere as opções padrão nesta tela. Quando clicar em “Criar exportação”, o Google vai começar a criar seu arquivo externo e você verá o progresso da exportação na tela.

8º Dependendo do tamanho do arquivo pode demorar um pouco. Quando estiver pronto você receberá um e-mail com link de download. Você também pode cancelar a exportação ou até mesmo criar outra exportação como mostrado na imagem.

9º Você pode ser notificado pelo Google security sobre a exportação de dados. Isso não significa que algo esteja errado, é apenas um recurso de segurança. Você precisará apenas marcar a opção que diz que você mesmo realizou aquela ação.

10º Quando o arquivo estiver pronto para download, você receberá um e-mail. Ao clicar no hiperlink, será redirecionado para a página de exportação e o download do arquivo irá iniciar.

11º Caso o download não inicie automaticamente, clique na opção “fazer o download” que aparece na página a qual você foi redirecionado. Lembre-se: salve essa pasta em um lugar seguro.

12º O arquivo exportado pelo Google estará no formato .mbox e você irá utilizá-lo sem alterar extensões. Basta descomprimir o arquivo takeout , abrir a pasta takeout e, em seguida, abrir a pasta e-mail. Ali, você vai encontrar o arquivo com seu backup. Renomeie a pasta takeout com o nome “diretório do backup do e-mail” e a mova para os seus arquivos. Assim, sempre que você realizar um novo backup, basta colar o arquivo .mbox do novo backup dentro da pasta do diretório.
OBS: renomear o arquivo ajudará você a saber a qual período de tempo aquele backup se refere. Por exemplo, renomeie o arquivo com o nome do mês/ano em que você fez o backup.

13º Sempre cole o novo backup de e-mail na pasta do diretório configurada anteriormente. Dessa forma, você sempre vai ter todos os seus e-mails acessíveis quando for configurar o thunderbird. O app thunderbird abre um ÚNICO diretório, ou seja, todos os arquivos dos seus backups de e-mail precisam estar na mesma pasta para serem abertos e exibidos corretamente.